• cursos-diversosPolíticas Públicas: Educação, Cidadania e Diversidade;
  • Indicador de desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino;
  • Educação para as relações étnico raciais;
  • A cultura de paz na escola e na sociedade;
  • Educação Bilíngue;
  • Alfabetização científica para a EJA;
  • Consciência Eco bioética: cidadãos cocriadores do mundo;
  • Educação Especial, EJA e Étnico raciais na perspectiva da Inclusão;
  • Educação Ambiental e a escola como espaços educadores sustentáveis;
  • Desafios e perspectivas da educação do campo e quilombola;
  • Relações de gênero e diversidade sexual;
  • Fundamentos, conceitos e práticas em educação ambiental na escola;
  • Formação de mediadores de leitura para jovens e adultos;
  • Ensino de história e cultura Afro-brasileira e Africana – Ensino de história e cultura indígena;
  • Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtornos globais de desenvolvimento;
  • Organização para as classes multisseriadas;
  • Como trabalhar com diferentes estratégias simultaneamente e conseguir uma aprendizagem eficaz?;
  • Professor e aluno, uma relação ética, estética e política;
  • Relacionamento interpessoal e administração de conflitos;
  • Melhorar o IDEB é possível: atitudes políticas e pedagógicas da equipe gestora;
  • Melhorar o IDEB é possível: Atitudes do Professor;
  • Ética e gestão escolar;
  • Neuropsicofisiologia: Desenvolvimento Neuronal e Psicomotor da Criança;
  • Avaliação Descritiva – Caminhos na Educação Infantil – O lado prático como se constrói;
  • Avaliando a aprendizagem com instrumentos eficazes na escola inclusiva;
  • Transtorno global do desenvolvimento – (síndrome do espectro – autista);
  • Língua brasileira de sinais – libras;
  • Braille;
  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
  • Alunos com Deficiência: práticas inclusivas;
  • “Formas de Prevenção das Deficiências” Quais as causas da deficiência e como evitá-las;
  • Estimulação Essencial;
  • O Papel do Coordenador Pedagógico;
  • Adolescência, Sexualidade e Envelhecimento;
  • Currículo Funcional – Natural;
  • Acessibilidade;
  • Sala de Aula Inclusiva;
  • Tecnologia Assistiva;
  • Centro de Convivência;
  • Comunicação Alternativa;
  • Educação Física Adaptada;
  • Elaboração Conceitual;
  • Avaliação Motora;
  • Acessibilidade – Ferramentas de Inclusão;
  • Informática Educacional;
  • Deficiência Intelectual;
  • Estimulação Essencial;
  • Avaliação Diagnóstica;
  • Integração Sensorial;
  • Estimulação Visual;
  • Cozinhando para Disfágicos;
  • Bocha Paraolímpica;
  • Deficiência Múltipla;
  • Neuroplasticidade cerebral;
  • Doenças Raras;
  • A Arte como ferramenta da Inclusão;
  • Pessoa com Deficiência na Perspectiva da Inclusão;
  • A Importância da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF;
  • Instrumentos de Avaliação da Pessoa com Deficiência;
  • Colocação no Mercado de Trabalho – Profissionalização;
  • Direitos Previdenciários e Assistenciais;
  • Análise do Comportamento Aplicada no Tratamento de Pessoas com Autismo;
  • O Trabalho de Autogestão desde a estimulação Essencial;
  • O trabalho de Autogestão e Auto defensoria no processo de envelhecimento da pessoa com deficiência e sua família;
  • A construção de materiais artísticos através de histórias de vida;
  • Etc…