Programa de Formação Continuada de Alfabetização

Este Projeto de Formação Continuada de Alfabetização visa formar  professores alfabetizadores para uma proposta de alfabetização como processo, na qual ensina-se a ler e a escrever a partir do planejamento de práticas de letramento.

Corpo docente Ability.x.

Analisar situações didáticas de alfabetização, a partir do conhecimento sobre os processos de aprendizagem;
Planejar práticas de  letramento para alfabetizar bem, todos os alunos;
Identificar estratégias e […]

Programa de Formação Continuada de Educação Inclusiva

Este Projeto de Formação Continuada de Educação Inclusiva pretende fazer uso da metacognição para melhorar o desempenho de professores de escolas públicas do Ensino Regular no ensino à diversidade, incluindo-se aí crianças com deficiência.

Corpo docente Ability.x.

Diagnosticar as dificuldades enfrentadas por professores no ensino à diversidade;
Sistematizar uma política de educação inclusiva na escola;
Produzir material sobre a inclusão para oferecer uma formação […]

Projeto “A Paz como Centro do Universo”

A Escola, bem como a sociedade em meio a tudo que está observando, faz-se necessário trabalhar e colocar em prática projetos que venham sensibilizar, bem como, internalizar boas atitudes no cotidiano escolar, familiar e social. A situação é resgatar a cultura da Paz na Escola. O Projeto deve contar com a participação  de todos que fazem parte deste contexto, Alunos, […]

Curso de Reflexões Sobre a Prática Pedagógica: Diálogo Entre Teoria e Prática

Curso_Avaliação nas Séries Iniciais
Curso_ Projetos didáticos na Educação Infantil e nas Series Iniciais
Curso_Formação de Leitores nas Séries Iniciais
Curso_O Direito de Se Alfabetizar na Escola
Curso_O Papel do Coordenador Pedagógico na Formação

Programa de Formação Continuada de Matemática

Este Projeto de Formação Continuada de Matemática, visa capacitar professores e  coordenadores  para compreensão do sistema de numeração decimal, pelas crianças do ensino fundamental I.

Corpo docente Ability.x

Compreender o processo de apropriação do sistema de numeração decimal pelas crianças e suas implicações à prática pedagógica.

A hipótese numérica das crianças;
Atividades didáticas, focalizando a compreensão do sistema de numeração decimal;
Resolução de problemas;
Metodologia na […]

Programa de Formação de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I

Este Projeto de Formação Continuada de Língua Portuguesa, visa capacitar professores e coordenadores para didática do ensino da língua portuguesa.

Capacitar professores e coordenadores para a metodologia do ensino da língua portuguesa no ensino fundamental I e suas aplicações na prática pedagógica.

A Produção de texto como processo de escrita e reescrita;
Construção de instrumentos e saberes que visam harmonizar o ensino–aprendizagem da […]

Programa de Formação Continuada de Avaliação

Este Projeto de Formação Continuada de Avaliação, visa capacitar professores e  coordenadores para o desenvolvimento e aplicação de uma avaliação formativa, implantando o uso de portfólio e implantando o uso c do portfólio como instrumento de uma Avaliação.

Corpo docente da Ability.x.

Implantar o uso do portfólio como instrumento de formação avaliativa.

Avaliação;
Direitos Indicadores de aprendizagem;
Concepção de conteúdo;
Observação enquanto instrumento de pedagógico
Organização e […]

Programa de Formação Continuada de Alfabetização e Contexto de Letramento.

Este Projeto de Formação Continuada de Alfabetização e contextos de letramento, visa capacitar professores e coordenadores para a prática sociais de leitura e escrita enquanto mobilizadoras da aprendizagem do sistema de escrita.

Corpo docente da Ability.x.

Capacitar os professores sobre a didática da alfabetização em contexto de letramento.

Os temas a serem trabalhados são:
Hipótese de escrita;
Agrupamentos produtivos;
Atividades de Leitura e de escritas;
Avaliação.

Professores dos […]