Público alvo: gestores, coordenadores e professores.

Duração: 2h e 3h

Objetivos

  • Pensar e repensar o sujeito aluno que se deseja construir e inserir em sociedade;
  • Compreender a necessidade de se evidenciar o respeito a pessoa humana;
  • Entender a relevância do Plano Gestor (norteador) e do Regimento Escolar como instrumentos poderosos e imprescindíveis para a construção da escola que queremos.

Síntese

A construção de um aluno crítico, participativo, reflexivo e autônomo, que se deseja construir no âmbito educacional, prescinde de uma ação pedagógica diferenciada. O professor, em sala de aula, tem o papel muito importante no sentido de apoiar os aspectos atitudinais sugeridos no projeto pedagógico. A clareza dos aspectos atitudinais, que se deseja construir, inspira e subsidia o professor em sua ação pedagógica, o que leva o aluno a compreender o respeito à dignidade da pessoa humana através do desenvolvimento da autoestima. Nesse sentido, a palestra apresenta possibilidades concretas de construção de uma autoestima coletiva capaz de subsidiar a construção de identidade escolar singular.